O Sindicato Rural de Patrocínio Paulista foi fundado no ano de 1976 por homens abnegados, tais como José Geraldo de Andrade “Juca de Andrade”, Tarcísio Alves Leite, Ederval José dos Reis, pelo então jovem Edson Castro do Couto Rosa, dentre outros, que elaboraram seu estatuto social, constituindo assim, de direito e de fato, uma nova entidade em nossa cidade, tendo como finalidade representar e defender a agropecuária.

No dia 29/08/1989 foi eleita em nova diretoria para o Sindicato Rural de Patrocínio Paulista encabeçada e tendo com seu presidente o Sr. Irineu de Andrade Monteiro, tendo ocorrido a posse em 15/09/1989.

Nesta data, também foi realizada a 1ª reunião da nova diretoria, cuja preocupação inicial foi encontrar um local para sediar o Sindicato Rural de Patrocínio Paulista, que foi solucionada alugando-se um imóvel de dois cômodos no segundo andar do prédio que abrigava a farmácia do saudoso Sr. Idelmo Andrade Lopes, localizada na Rua Cel. Antônio Jacinto.

Com o advento da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, os empregadores rurais passaram a ser empresários, tendo todas as obrigações de uma empresa industrial ou comercial, portanto estando obrigados a recolherem encargos sociais, tais como o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A nova diretoria, consciente das novas obrigações conferida aos produtores rurais, julgou ser de grande importância a criação de um escritório contábil, destinado a prestar serviços aos produtores rurais, oferecendo também todo um suporte jurídico necessário, de maneira a cumprir o que determinava a Carta Maior.
Dentro desse propósito, o Sindicato Rural de Patrocínio Paulista se tornou um parceiro do produtor rural, criando e adotando o slogan QUALIDADE TOTAL, que é formado pelos seus objetivos principais de PRODUTIVIDADE, QUALIDADE, LEGALIDADE, CONFIABILIDADE e VELOCIDADE.

Mas até então o Sindicato Rural de Patrocínio Paulista tinha um papel meramente político e coube a nova diretoria, implementar mudanças que julgou ser necessárias para que a entidade se tornasse uma prestadora de serviços por excelência.

Administrado pelo seu Presidente, o Sr. Irineu de Andrade Monteiro, que entendia de 90% dos objetivos do Sindicato Rural de Patrocínio Paulista destinados à prestação de serviços aos seus associados e os outros 10% utilizados para o processo político, não política partidária, mas sim à política de classe, cujo papel é representar e reivindicar direitos e fatos de interesse da agropecuária, a instituição seguiu cumprindo fielmente seu papel.
E dentro dessa filosofia de trabalho, a nova diretoria organizou e colocou em pratica uma prestação de serviços forte, determinada e altamente profissional, contratando profissionais qualificados e contando também com uma assessoria jurídica de alto nível já em setembro de 1989.

Um fato triste logo no início dessa tarefa, demonstro-nos que estávamos corretos ao implantarmos a prestação de serviços em nossa entidade, pois a medida que os produtores rurais foram aderindo à nossa prestação de serviços, constatamos que a grande maioria já se encontravam com algum tipo de ilegalidade, pois não recolhiam os encargos sociais desde o mês de outubro de 1988.

Passamos então a fazer um trabalho de catequese junto aos produtores rurais e aos poucos os nossos objetivos foram atingidos.

Após algum tempo as instalações do Sindicato Rural de Patrocínio Paulista, nas dependências do Sr. Idelmo ficaram pequenas, obrigando-nos a alugar a casa que pertenceu ao Sr. Arthur Alves Faleiros, o “Sr. Barão”, que por motivo de doação pertencia à Conferencia de São Vicente de Paula.

Nessa nova sede, ampliamos fisicamente nossas dependências, informatizamos a entidade e como conseqüência proporcionamos aos nossos associados uma sede ampla, oferecendo-lhes maior conforto. Ali permanecemos até o dia 30/07/1993.

Em abril de 1993, o Sindicato Rural de Patrocínio Paulista, já totalmente consolidado nos seus objetivos e metas, contando com um numero substancial de associados, e capitalizando em virtude da nova diretoria ter imprimido uma administração altamente profissional e empresarial, utilizou-se dos poucos recursos oriundo da contribuição sindical e adquiriu a “Casa do Custódio”, casa do saudoso Sr. Custódio Faleiros do Nascimento.
Após uma pequena reforma, em 30/07/1993, mudamos para a nossa sede, que continua sendo a “Casa do Custódio” e a “Casa do Conciliador Custódio”. Por que conciliador? Porque conta-nos a historia e parte dela presenciamos, que realmente Custódio foi um conciliador, e como conciliador que era, a maioria das divergências de ordem familiar, política e comercial de Patrocínio Paulista encerravam-se na “Casa do Custódio”.

Podemos notar que com a mudança para a “Casa do Custódio” fomos agraciados pelos bons fluídos e astrais altamente positivos herdados do Sr. Custódio e a nossa entidade aprimorando e assimilando o que herdamos, graças a Deus, caminha a passos largos para cumprir seus objetivos, que é a prestação de serviços em todas as áreas aos produtores rurais.

Hoje também acrescentamos um lado social aos nossos serviço, que leva aos associados e à comunidade em geral sempre uma palavra de apoio, de cumprimentos e de solidariedade nas horas de tristezas e de alegrias, cumprindo assim um relevante papel na comunidade patrocinense como um todo.

Em virtude da grande proximidade que mantemos com os produtores rurais e nossos associados, a parte física da “Casa do Custódio” se tornou pequena. Dessa forma ampliamos nossas dependências, construindo em 2010 um salão nobre para reunião com capacidade para 100 pessoas sentadas e assim sendo também adquirimos a casa histórica que pertenceu ao saudoso Sr. Antônio Salomé de Andrade e a saudosa Sra. Neusa de Andrade, que é a segunda casa após a nossa sede. Iniciamos uma reforma na referida casa para que seja utilizada na área da saúde, onde serão realizados os exames médicos admissionais, periódicos e demissionais, como também o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Um fato que é o motivo de alegria, satisfação e orgulho para todos nós dirigentes e para todos os nossos associados é que através daquele slogan QUALIDADE TOTAL: PRODUTIVIDADE, QUALIDADE, LEGALIDADE, CONFIABILIDADE e VELOCIDADE estamos conseguindo atingir todos os nossos objetivos e os produtores rurais que são nossos associados estão em dia com a legislação trabalhista e fiscal, da porteira para dentro e da porteira para fora, podendo ter um sono tranquilo e sereno e em paz com a sua consciência.

E sendo assim, hoje o produtor rural passou a ter mais que uma casa de direito e de fato, pois a nossa entidade está cuidando 24 horas por dia de seus interesses, da porteira para dentro e para fora, seguindo dois pensamentos que se encontram afixados no saguão de nossa instituição:

“As organizações só envelhecem quando seus dirigentes perdem a capacidade de sonhar, de projetar e realizar novos projetos. A nossa entidade continua realizando e sonhando com novos projetos, com os olhos voltados para o futuro”.

“A gente tem que viver e conviver onde a gente é gente. Aqui você é gente. Aqui você existe”.
Esta é uma parte da nossa história gloriosa.

Irineu de Andrade Monteiro